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INBOUND MARKETING: A ESTRATÉGIA QUE ESTÁ MUDANDO A COMUNICAÇÃO NOS NEGÓCIOS

    Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online. (veja todos os detalhes sobre Inbound Marketing no infográfico logo abaixo)

    O “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.

    O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.

    Veja algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing:

    • Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
    • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
    • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

    Pensando na importância do assunto, o Viver de Blog produziu um rico infográfico com absolutamente tudo sobre Inbound Marketing e a queda do Outbound Marketing.

    Infografico-Inbound-Marketing-600px

    Esse infográfico tem como objetivo explicar o que é Inbound Markerting e o porquê ele é referenciado como o “novo marketing”.

    PARTE #1: AFINAL, O QUE É INBOUND MARKETING?

    Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online.
    Esta personalização age como um ímã que atrai potenciais leads e clientes quando eles estão à procura de produtos e/ou serviços.

    Diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

    O Inbound Marketing “novo marketing” é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.
    Outbound Marketing “velho marketing” é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.

    O poder do Inbound Marketing em Números

    1. Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing
    2. 2/3 dos comerciantes dizem que o blog é “crítico” ou “importante” para seu negócio.
    3. 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook.
    4. 57% das empresas adquiriram um cliente através do Blog e 42% através do Twitter.
    5. Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites.
    6. 70% dos comerciantes dizem que blogam pelo menos uma vez por semana.
    7. 92% das companhias que blogam várias vezes por dia adquiriram um cliente a partir do seu blog.
    8. 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.
    9. 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
    10. 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido a partir de campanhas de relações públicas online.

    PARTE #2: DIFERENÇA ENTRE OUTBOUND MARKETING E INBOUND MARKETING

    O declínio do Outbound Marketing é uma resposta a uma mudança recente e fundamental no comportamento do consumidor.
    As pessoas estão cada vez mais no controle de quais informações recebem e como recebem. No Outbound Marketing, quem está no controle é a companhia e não o consumidor.

    PARTE #3: TIPOS DE INBOUND MARKETING

    O Inbound Marketing é baseado em ganhar a atenção dos clientes em potencial, tornando-se facilmente encontrável na internet, e conduzindo os consumidores para o seu site através da geração de conteúdo que as pessoas consideram valioso.
    A beleza do Inbound Marketing é que ele integra vários componentes como:

    • Notícias / Mídia / Relações Públicas;
    • Ebooks/White Papers;
    • Infográficos;
    • Webinários;
    • Boca-a-Boca;
    • Podcast;
    • Perguntas e Respostas;
    • Links diretos ou referenciados;
    • Social Bookmarking;
    • Fóruns;
    • Vídeos online;
    • Marketing através de Comentários;
    • Email;
    • SEO;
    • Mídias Sociais;
    • Blogs.

    Que podem ser resumidos em apenas 4 principais elementos:
    1. Email
    Compras são fechadas através do email, não do Twitter. O email é a base da comunicação de qualquer negócio. Um bom email marketing é a base de toda a estrutura, fornecendo um terreno fértil para o crescimento.
    2. SEO
    A otimização de buscas dá vida a um website. É nesse elemento que você consegue ser encontrado pelos seus leitores. Esse tráfego é como o oxigênio. Sem ele, não há vida.
    3. Mídias Sociais
    Espalha sua mensagem bem além de sua comunidade. Se sua mensagem é valiosa e poderosa, ela irá se fixar na mente do seu público e se espalhará rapidamente quando for compartilhada nas redes sociais.
    4. Blogs
    A essência da comunicação e a geração de valor e confiança. São os blogs os responsáveis por fazer um leitor de primeira viagem continuar acessando seu site várias vezes. Conquiste seu leitor com conteúdo e você terá um futuro cliente.

    PARTE #4: FUNIL DO INBOUND MARKETING

    A estratégia de Inbound Marketing pode ser apresentada através de um funil com objetivos que vão desde a identificação de necessidades até uma conversão final.
    Veja abaixo o funil do Inbound Marketing em 5 etapas abaixo:

    1. Planejamento (Identifique necessidades)

    Como conquistar a confiança de um cliente pra vender? A resposta: Com conteúdo relevante. É ele que inicia as conversões e resolve problemas nos canais de mídias sociais.
    Lembre-se: Você não pode ter uma forte presença nas ferramentas de busca se não tiver um excelente conteúdo. Portanto, planeje-o bem.

    2. Alcance (Pesquise e Explore)

    Utilize as mídias sociais e blogs para alcançar cada vez mais leitores e futuros clientes com conteúdo relevante. Aproveite também para montar sua lista de email e transformar visitantes de primeira viagem em leitores fiéis de longo prazo.

    3. Ação (Tome decisões)

    Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é ser relevante e agregar valor à experiência do usuário. Ajude-o a resolver problemas com dicas e materiais adicionais ao seu blog e ganhe a permissão desse leitor para uma possível venda futura.

    4. Conversão (Aja)

    Transforme cliques em clientes. Sabendo das dificuldades dos seus leitores e já resolvendo algumas através de conteúdos específicos, mostre a eles como resolver todos os problemas comprando a sua solução.

    5. Engajamento (Ganhe Fãs)

    Transforme clientes em seguidores. Não esqueça de pensar em como transformar clientes em consumidores repentinos de seus serviços.

    Fonte: Viver de Blog
    Link: http://viverdeblog.com/inbound-marketing/

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