É de conhecimento da maioria que a compra de seguidores é de certa forma comum para alguns que estão começando, seria uma forma mais fácil de dar um start e depois continuar a aquisição de forma normal.
Mas existem marcar que acabam inflando tanto suas comunidades que deixam de ser referências. Até que ponto isso pode ser positivo ou negativo para a sua marca hoje em dia?
Existem formas bastante comuns para identificar perfis fakes, qualquer pessoa pode conferir se a sua marca preferida está fazendo esse tipo de negócio. Ainda não é tão comum as pessoas ficarem verificando e acabam seguindo marcas com muitos seguidores no efeito manada (onde você segue pela quantidade e não pela qualidade), mas esse efeito não quer dizer que não tenha qualidade, simplesmente a aquisição é feita pela quantidade e não pela qualidade.
Muitas vezes a sede por estar antenado e querer fazer parte de perfis populares acabam trazendo pessoas simplesmente pelo numero. Veja algumas marcas mundiais que é de conhecimento publico o grande numero de perfis fakes que seguem eles.
Confira o top 10 de marcas cujos influenciadores têm seguidores falsos segundo estudo americano da Points North Group:
Posição | Marca | % de seguidores falsos |
---|---|---|
1 | Ritz-Carlton | 78 |
2 | Aquaphor | 52 |
3 | L’Occitane | 39 |
4 | Pampers | 32 |
5 | DSW | 29 |
6 | Crocs | 25 |
7 | Lulus | 22 |
8 | Neiman Marcus | 22 |
9 | Magnum Ice Cream | 20 |
10 | Olay | 19 |
No Instagram, já é praxe grandes marcas pagarem para influenciadores divulgarem os seus produtos e serviços. Mas quantos seguidores desses “influencers” seriam verdadeiros (assim, consumidores reais sendo “influenciados”) e quantos seriam, na verdade, contas falsas?
Existe hoje um grande risco do departamento de marketing de uma empresa contratar um “influencers” para divulgar sua marca ou seu produto e receber um efetivo de consumidores muito baixo, dado que existem um grande numero de contas fakes que mascaram e inflam as contas. Normalmente as marcar não procuram verificar quantos perfis são fakes ou inativos, somente olham os números globais da conta o que torna o custo por aquisição extremamente alto.
Outro estudo mostra o quanto algumas marcar gastam com posts de influenciadores.
Confira a lista dos que mais gastam:
Posição | Marca | Gasto (em dólares) |
---|---|---|
1 | Flatty Tummy Co. | 1.560.178 |
2 | Amazon | 646.212 |
3 | Mercedes-Benz | 515.697 |
4 | Land O’Lakes | 455.586 |
5 | Stella Artois | 423.175 |
6 | Walmart | 329.957 |
7 | Waist Gang Society | 317.783 |
8 | SugarBear Hair | 316.182 |
9 | Freeform | 304.357 |
10 | Calvin Klein | 250.763 |
Confira a lista das marcas mais eficientes. CPM é a sigla em inglês para “custo por mil impressões”, ou seja, quanto custa cada grupo de mil alcances reais de usuários/consumidores.
Posição | Marca | C.P.M. (em dólares) |
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1 | Heinz Ketchup | 1,78 |
2 | Ulta Beauty | 2,02 |
3 | Hidden Valley | 2,11 |
4 | Suspicious Antwerp | 2,13 |
5 | Marc Jacobs Beauty | 2,56 |
6 | Chloé | 2,97 |
7 | Vicks | 3,09 |
8 | Call of Duty | 3,12 |
9 | Justice | 3,16 |
10 | BioClarity | 3,19 |
Por isso que é muito mais eficiente você ter uma conta mais enxuta mas que traga um resultado real e eficiente.
Mas é difícil nós do Marketing Digital convencer empresas que essa pratica não é legal e só serve para algumas pessoas ganharem dinheiro, afinal ela olha o perfil do seu concorrente e não quer ficar atras.