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Consultoria em Marketing Digital

700 700 Rodrigo Vedovato

Quando devemos contratar um consultor de Marketing Digital?

Na maioria das vezes o empresário não consegue enxergar o profissional de consultoria de marketing digital dentro da sua empresa.

O que acontece na maioria das empresas é a contratação de uma agência de marketing digital que tenta vender serviços sem se preocupar se o cliente está preparado para aquele serviço, se o cliente tem a cultura para atender a demanda ou principalmente para apoiar as ações que serão feitas.

A grande dificuldade que vejo nesses anos de trabalho como consultor e como empresário sócio de agência é a dificuldade de os clientes entenderem que o Marketing Digital precisa que a empresa e a agência esteja alinhas nas ações. É muito comum a agência fechar um contrato e o cliente achar que daquele momento em diante a responsabilidade é somente da agência, em alguns momentos simplesmente por achar que está pagamento e não precisa fazer mais nada, por falta de experiência nesse setor ou mesmo por falta de pessoal qualificado para fazer essa comunicação.

Ai você me diz, legal essa visão. Mas onde entra o consultor?

O consultor entra em todos os momentos do ciclo das ações. Ele irá auxiliar na contratação da agência conforme a necessidade que existe e o orçamento. O processo é complexo pois influência diretamente no resultado, é muito comum pessoas chegarem em mim e dizer que estão com uma agência, mas ela não está dando o resultado esperado, e a primeira coisa que faço é entender se a agência não está entregando o que foi acordado ou se o cliente criou uma expectativa que conflita diretamente com o que foi contratado, ou mesmo se a agência não consegue as informações necessárias para fazer um bom trabalho.

O consultor irá ajudar em todos os aspectos, irá ajudar no planejamento, na contratação dos serviços necessários, no acompanhamento e direcionamento das ações junto a agência e o mais importante de todo o processo, irá ajuda a mensurar se as ações estão sendo feitas com qualidade e se está trazendo o retorno esperado (ROI), nesse ponto o consultor é muito importante. Conseguir junto do cliente criar mecanismos para conseguir mensurar as ações, o que no marketing digital as vezes é bastante complexo.

A visão do consultor no processo é um ponto muito importante, ele normalmente trabalha com diversos cliente de diversos setores, consegue prever situações que já vivenciou, consegue encurtar o tempo e ajustar o processo muito mais rápido que somente o cliente/agência.

Mas você vai dizer, um consultor custa muito caro para minha empresa. Não posso contratar ele e a agência.

O consultor pode planejar o seu trabalho de acordo com as ações e o tempo das campanhas, pode ser feito um planejamento de mais horas de trabalho no início e depois um acompanhamento do processo, deixando o custo da consultoria mais acessível. Porem os resultados com a consultoria iram aparecer de forma mais clara e mais rápida. Você entenderá o que está acontecendo e poderá tomar as melhores decisões com base em relatórios e indicadores bastante fieis.

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