O Halloween, uma das festas mais aguardadas e celebradas em todo o mundo, tem ganhado espaço no mercado brasileiro. Além de suas raízes culturais, essa data se tornou uma oportunidade única para os comércios nacionais incorporarem elementos temáticos em seu cardápio, atraindo clientes e proporcionando uma experiência diferenciada.
A data – festejada em alguns países pelo mundo, como Irlanda, Inglaterra, EUA, China e México – chegou ao Brasil há algumas décadas e, ainda que um pouco descontextualizada, tenta emplacar.
Mas apesar do alto investimento das empresas, o interesse dos brasileiros por Halloween diminuiu, de acordo com uma pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online. Para produzir o levantamento, a empresa monitorou como foram as buscas feitas na internet por termos relacionados ao evento nos últimos anos.
Quando comparado o desempenho das pesquisas em outubro de 2021 (51 milhões) e 2022 (50.3 milhões), o interesse, apesar de maior, por ser o mês que celebra a data, registrou uma singela queda de 1.39%, apontando tendência para 2023.
Veja quais foram os termos mais pesquisados pelos brasileiros em setembro de 2023:
1. Fantasia Halloween Feminina – 1.2M
2. Fantasia Halloween – 1.1M
3. Fantasia Halloween Masculina – 770 mil
4. Halloween – 368 mil buscas
5. Maquiagem Halloween – 154 mil
6. Fantasia Halloween Casal – 148 mil
7. Que dia é Halloween? – 121 mil
8. Filmes Halloween – 54.2 mil
9. Decoração Halloween – 54.2 mil
10. Fantasia Halloween Infantil – 40.5 mil
Segundo o especialista, além das compras em si, as pessoas também estão procurando por informação: “A dica é criar conteúdo. Se você é maquiadora, faça um tutorial de uma make artística para o Halloween.