Como o simulador consegue prever um resultado? Existem regras para essa previsão?
A resposta mais objetiva para essa pergunta, sem querer ficar em cima do muro, é sim e não. Pois a IA consegue detectar as regras de sucesso de um anúncio, mas as regras são tão complexas que nem sempre é possível se entender todas variáveis e conexões entre elas.
As regras de sucesso foram baseadas na coleta de dados de perfis, anúncios e comentários nos perfis de redes sociais dos principais bancos brasileiros, a qual abrangeu uma ampla gama de plataformas, incluindo TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A IA identificou padrões de formatos, uso de influenciadores, tipo de mensagem e temas para entender o que faz um anúncio ter maior engajamento. Baseado nesses padrões, ou regras, foi montado o simulador conforme descrito na figura abaixo.
Podemos saber quais são os temas que mais engajam nossos consumidores?
A partir da coleta, os pesquisadores conseguiram identificar os 8 temas mais discutidos, presentes em todas as instituições bancárias analisadas. E a IA mediu o peso de cada tema na geração de engajamento dos consumidores. Conforme registrado no gráfico, o tema mais importante foram os comunicados para os correntistas. Os consumidores desejam ser comunicados sobre mudanças no seu dia a dia, como por exemplo a mudança nas tarifas de manutenção, com clareza.
Podemos ter insights para melhorar nossa comunicação a partir da IA?
Baseado nas informações expostas, é possível fazer uma matriz de importância e desempenho, esclarecendo quais são os pontos na comunicação que precisam ser melhorados e quais devem ser melhorados com urgência. A importância é dada pelo peso de cada tema no engajamento com o consumidor e o desempenho é mensurado pela eficiência do banco versus seus concorrentes. No diagrama a seguir, mostramos como um determinado banco pode melhorar sua comunicação. Por exemplo, este banco deve melhorar com urgência seus comunicados aos clientes, pois está na zona de urgência da matriz.