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Inteligência Artificial e as marcas que se conectam com seus consumidores

    Como o simulador consegue prever um resultado? Existem regras para essa previsão?

     A resposta mais objetiva para essa pergunta, sem querer ficar em cima do muro, é sim e não. Pois a IA consegue detectar as regras de sucesso de um anúncio, mas as regras são tão complexas que nem sempre é possível se entender todas variáveis e conexões entre elas.

    As regras de sucesso foram baseadas na coleta de dados de perfis, anúncios e comentários nos perfis de redes sociais dos principais bancos brasileiros, a qual abrangeu uma ampla gama de plataformas, incluindo TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube. A IA identificou padrões de formatos, uso de influenciadores, tipo de mensagem e temas para entender o que faz um anúncio ter maior engajamento. Baseado nesses padrões, ou regras, foi montado o simulador conforme descrito na figura abaixo.

    Podemos saber quais são os temas que mais engajam nossos consumidores?

    A partir da coleta, os pesquisadores conseguiram identificar os 8 temas mais discutidos, presentes em todas as instituições bancárias analisadas. E a IA mediu o peso de cada tema na geração de engajamento dos consumidores. Conforme registrado no gráfico, o tema mais importante foram os comunicados para os correntistas. Os consumidores desejam ser comunicados sobre mudanças no seu dia a dia, como por exemplo a mudança nas tarifas de manutenção, com clareza.

    Podemos ter insights para melhorar nossa comunicação a partir da IA?

    Baseado nas informações expostas, é possível fazer uma matriz de importância e desempenho, esclarecendo quais são os pontos na comunicação que precisam ser melhorados e quais devem ser melhorados com urgência. A importância é dada pelo peso de cada tema no engajamento com o consumidor e o desempenho é mensurado pela eficiência do banco versus seus concorrentes. No diagrama a seguir, mostramos como um determinado banco pode melhorar sua comunicação. Por exemplo, este banco deve melhorar com urgência seus comunicados aos clientes, pois está na zona de urgência da matriz.

    Como podemos ajudar?