A internet oferece muitas oportunidades de crescimento para empresas de pequeno porte e profissionais liberais. Para aproveitar o potencial da rede e fortalecer o seu negócio no mercado, é fundamental conhecer as ferramentas e definir as estratégias mais indicadas ao seu perfil de atuação.
O primeiro passo e muitas vezes o mais difícil é criar um planejamento de marketing digital. Para evitar desperdícios de recursos e tempo, é preciso ter uma estratégia coerente, que transforme a internet em aliada do seu negócio.
Nesse seguimento muitas vezes o orçamento é um fatos determinante para montar a estratégia, mas o que precisa ter em mente é que muitas estratégias precisam de um período de maturação. Por isso é muito importante saber que não será na primeira tentativa que tudo dará certo, é uma sequencia de erros e acertos até chegar na estratégia e formato correto para o seu negócio.
Identidade
Sua empresa precisa de um endereço no mundo virtual. Por isso, é fundamental registrar um domínio, mesmo que seja em plataformas de blogs ou em serviços de hospedagem gratuitos. Esse é o primeiro passo para ter um site. (A Rede Digital pode te ajudar nisso, inclusive na hospedagem do site e nos e-mails. Clique aqui!)
O registro deve ser feito em uma empresa que possua credenciamento na Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números — ICANN, no caso de domínios internacionais, e Registro.br para domínios nacionais.
Alem disso ter uma página, mesmo que básica mas que mostre o que você faz, onde você fica e quais as formas que podem te encontrar.
Visibilidade
Para conquistar clientes na web é preciso investir na divulgação do seu negócio. Uma das principais maneiras de aumentar a visibilidade e gerar tráfego e conversão para seu site é conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. Uma boa estratégia de SEO é fundamental para alavancar o alcance orgânico da página e maximizar seus resultados digitais.
Relacionamento
Depois de criar o site, é preciso ampliar sua presença digital através das redes sociais. Estes canais são importantes ferramentas de marketing, uma vez que proporcionam um relacionamento próximo com os clientes, têm grande alcance e oferecem possibilidade de divulgação e fortalecimento da marca.
Mensuração
Analisar o retorno obtido é fundamental para a identificação dos pontos positivos e negativos do planejamento de marketing. Assim, é possível realizar os ajustes necessários para melhorar a estratégia e os resultados.
Uma das principais ferramentas para análise é o Google Analytics, que fornece dados de tráfego, número de visitas, taxa de rejeição, entre outras coisas.
Marketing de conteúdo
Foi-se o tempo em que bastava investir em anúncios para divulgar uma marca e aumentar as vendas. Hoje, com o novo perfil dos consumidores – mais informados e exigentes -, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais e mais eficientes estratégias para promoção de marcas, relacionamento e conversão. Conheça mais sobre Marketing de Conteúdo.