• E-mail: comercial@rededigital.com.br | Whatsapp: 11 94195-8400

Marketing Digital para pequenas empresas. Pequenas empresa podem ser grandes!

1024 538 Rodrigo Vedovato

Hoje em dia é cada vez maior a busca de pequenas empresas por marketing digital.

São mais de 90 milhões de internautas ativos, seja de seus computadores, celulares, tablets, vídeo games e TV’s.

Quando e quem são as pequenas empresas que devem buscar o Marketing Digital?

A questão que muitos questionam de que se deve fazer ações de marketing digital em pequenas empresas já está superado.

Pequenas empresas ou pequenos comércios hoje é uma questão de sobrevivência em muitos casos a exposição através da internet. Da mesma forma que a discussão se uma empresa deve ou não ter um site, são assuntos superados.

Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um publico que faz muita diferença, podemos dizer inclusive que se trata de uma renovação para micro negócios regionais.

marketing-digital-para-pequenas-empresas-1024x585

Imagine uma pequena loja de suplementos em um bairro afastado que briga diariamente para sobreviver, ela sabe que grande parte do seu publico, pessoas jovens que fazem exercício e tem um grande cuidado com a saúde acabem se deslocando longas distancias para comprar seu suplemento ou produtos voltados para esse publico. Na maioria das vezes eles nem sabem que essa loja existe, ou mesmo passam pela frente e dão credibilidade. Mas a partir do momento que você é encontrado na internet isso cria uma nova perspectiva na visão do consumidor, mostra que você está preocupado em oferecer seu produto, mostra valor no seu negócio que anteriormente essas pessoas não enxergavam. Além de ampliar a possibilidade de uma pessoa que não o conheça descobrir que ali perto tem uma loja com o que ela precisa, sem precisa deslocar por longas distancias.

Esse é um exemplo básico de como o marketing digital pode ajudar pequenas empresas e pequenos comércios.

Marketing Digital X Marketing Convencional

Quando dizemos que você precisa de uma estratégia de marketing digital não estamos dizendo que você deve abandonar o marketing tradicional. Pelo contrario, é necessário ter uma sinergia entre as ações para que os resultados de ambas sejam atingidos.

Um bom plano de Marketing Digital sempre tem diversos canis disponíveis, para isso é importante entender a função de cada canal dentro do seu ambiente para criar a ponte entre eles.

Como montar um plano de Marketing Digital

planejamentoO primeiro passo e mais importante nesse momento é criar uma estratégia em cima dos objetivos e orçamento, uma empresa de Marketing Digital pode ajudar nessa parte. Sem isso a probabilidade de você jogar dinheiro fora é muito grande.

Para o sucesso das ações é necessário identificar claramente o seu publico alvo, canais de utilização, padrões de utilização e outras características, para então desenvolver uma ação realista que tenha efeitos reais.

Eu não preciso de Marketing Digital!

Essa é a resposta mais comum nas pequenas empresas infelizmente. O que somente alguns empresários conseguem enxergar é que isso é um grande diferencial. A ideia de criar uma presença sólida na internet acaba assustando um pouco e acaba criando uma resistência muito grande, mas aqueles que conseguem enxergar e tem disposição para isso acabam depois de um tempo descobrindo um mondo totalmente diferente e com possibilidades infinitas.

A teimosia do seu concorrente pode estar jogando no seu colo uma fatia do mercado que até ontem você perdia para grandes empresas e que em outras situações custaria muito cara a conquista desses clientes.

Conclusão

Hoje em dia a sua participação no mundo digital acaba sendo cada vez mais indispensável para a sobrevivência.
Cada tipo de negócio tem o seu orçamento e seus objetivos, sendo muito importante um planejamento para não perder tempo e dinheiro.
As possibilidades no mundo digital são inúmeras, basta definir a estratégia e trabalhar para alcançar os resultados.

WhatsApp chat