• E-mail: comercial@rededigital.com.br | Whatsapp: 11 94195-8400

Tenho um empresa, como começar no Marketing Digital?

997 561 Rodrigo Vedovato

Realmente, começar no Marketing Digital hoje é um pouco complexo. São muitas alternativas, muita informação, cada pessoa ou empresa faz de uma forma.

Muita coisa é preciso ser aprendido e conteúdo não falta na internet, mas um dos grandes problemas é: o que serve para seu negócio e o que você consegue fazer?

O principal nesse momento é definir pontos chaves para o inicio da caminhada no Marketing Digital. assim você não fica com aquele stress por ver tanto conteúdo e tantas dicas na internet. Você irá perceber que não é algo tão complexo se seguir alguns conselhos que irei dar logo a seguir.

22-12-divulgar-servicos-marketing-digital-1024x538

1 – Não é preciso começar pelo Marketing Digital

Você precisa definir uma estratégia primeiro. Muitos começar contratando ferramentas de e-mail marketing ou cursos de facebook ads ou google adword. Mas após fazer o curso não sabem como começar ou não conseguem resultados. E ai começa o pior, o marketing digital não da resultado. Por isso é fundamenta uma estratégia, assim você poupa tenta e dinheiro e saberá que caminho seguir, mesmo que no meio você mude a rota.

2 – Bussiness Model Canvas

Agora vamos tentar desenhar o seu negocio e traças a estratégia.

É comum o dono do negócio por conhecer ele não se preocupar e definir estratégia, publico, métodos e processo. Na maioria das vezes o dono do negócio não consegue nem transmitir essas informações a seus funcionários. Claro quando ele sabe essas informações o que é comum também o dono do próprio negocio não conhecer. Com o modelo canvas você poderá ter um visão melhor do seu negócio e apresentar a seus colaboradores.

Esse modelo trabalha muito com a necessidade do publico alvo. Público alvo é um conceito que define, em linhas gerais, quais as características dos seus possíveis compradores.

Mas na internet, como costumamos ser mais específicos, trabalhamos com o conceito de persona ou avatar. A persona é um personagem semi-fictício que representa o modelo de seu comprador ideal. E quando nos relacionamos com esse personagem, colocamos nele todas as possíveis características de nossos compradores reais.

Dessa forma, fica mais fácil ajudar o nosso público.

Vou ajudar e listar algumas características desse público:

  • As dores. Esse é o item fundamental que deve ser abordado no seu público, pois você deverá ser um mediador entre os seus problemas e as soluções;
  • Dados demográficos. Sexo, idade e localização são itens básicos que devem fazer parte da sua persona, pois eles ajudam definir a abordagem correta para o seu público;
  • O seu produto será uma solução para o problema de seu avatar.

3 – A Persona precisa ser definido claramente

Faça perguntas e pesquise

Interaja nas redes sociais

Como sua persona lhe encontra?

Compreenda sua persona

Faça perguntas que tenham relação direta com o seu possível cliente, tais como:

– O que é sucesso para a minha persona?
– Quais são os medidores de sucesso (tempo livre, statuts, bens…) para minha persona?
– Qual é a preocupação de minha persona quando coloca a cabeça no travesseiro?
Pense seriamente nessas questões, pois a sua função é de ser um facilitador para os seus clientes. Você deve se apresentar como alguém que vai ajudar o seu cliente a vencer seus desafios.

4 – Estruture seu Marketing Digital

marketing-digitalAgora é de coloca a mão na massa definitivamente, é o momento de produzir conteúdo. Após tudo isso você ja conhece a sua persona e dores, então criar o conteúdo para esses publico fica muito mais assertivo.

Utilize uma rede social que gere conteúdo para vídeos

É importante investir em vídeos, pois é o formato mais engajador de todos. E, hoje, é o que oferece a mais alta probabilidade de ser encontrado. E saiba que o YouTube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google.

Mas no canvas você irá descobrir se o seu produto ou serviço cabe na criação de vídeos e se após alguns experimentos se você tem afinidade com esse tipo de material.

Tenha um blog

É fundamental que este blog seja vinculado ao seu site, pois, dessa forma, ele estará cumprindo a sua função. A função de um blog é fazer com que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google.

Encontre as principais fontes de tráfego

É imprescindível saber quais são as fontes de tráfego mais importantes. Dessa forma, você não vai precisar se esforçar demais em todas. Digo isso porque a criação de conteúdos demanda um esforço que deve ser considerado. É necessário manter esse conteúdo com consistência e qualidade. Por isso, não pense que colocando um artigo no seu blog, de vez em quando, sua presença na internet amplificará.

Faça um mix entre tráfego pago e orgânico

Nesse momento, é interessante reforçar o estudo nas melhores fontes de tráfego para o seu negócio. E quando você percebe quais são, torna-se mais fácil de responder algumas perguntas, como:

– Já tenho um negócio sólido ou estou começando agora?

– Preciso de uma ferramenta de e-mail marketing muito poderosa ou algo mais básico e gratuito satisfaz minhas necessidades iniciais?

Por conta disso tudo, você precisa mesclar as estratégias do seu negócio com o marketing. Ambos devem caminhar juntos. Por isso, é importante aprender sobre inbound marketing.

Estude (muito) inbound marketing

A pergunta “por onde começar no marketing digital” tende diretamente para o aprendizado de inbound marketing. Essa é uma estratégia ampla que envolve várias etapas do marketing.

Estudando essa metodologia, você aprenderá:

  • A fazer o marketing de atração dos seus possíveis compradores;
  • A converter esses possíveis compradores em leads, ou seja, você conseguiu algum meio de contato deles. O e-mail já serve;
  • A se relacionar com esses leads e a educá-los sobre o seu produto para que comprem de você;
  • A comprarem várias vezes de você e a torná-los evangelizadores de sua marca!

Agora é só começar a estudar. Lembra?

Estude, analise, monte a estratégia e ai coloque a mão na massa.

Marketing_Digital_Como_Fazemos

WhatsApp chat