Pular para o conteúdo

7 ferramentas de SEO para otimizar seu site

    Manter um site sempre otimizado e gerando resultados é uma tarefa que deve fazer parte da rotina. E, para isso, você pode usar ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) em seus processos que, por sua vez, auxiliam na otimização de conversão dos sites.

    Conheças algumas ferramentas. Mas se preferir uma equipe qualificada e especializada fale com a gente da Rede Digital. Cuidamos de tudo pra você.

    1. Google Analytics

    Como não poderia deixar de ser, a primeira ferramenta da lista é o Google Anaytics, a plataforma do Google para acompanhamento e análise de estatísticas do site que reúne dados fundamentais como:

    • Rolagens de página
    • Tempo de engajamento do usuário
    • Quantidade de usuários que engajaram
    • e outros

    Além disso, traz uma visão sobre aquisição, onde você pode comparar estes indicadores de acordo com a origem de acesso e avaliar, por exemplo, se as pessoas que chegam via orgânico se engajam mais ou menos com seu site.

    2. Google Search Console

    Search Console é uma ferramenta que permite descobrir o ranqueamento de seu site e ainda identificar quais palavras-chave tem maior volume de busca.

    Você pode otimizar o seu desempenho e também corrigir problemas em seu site que podem estar atrapalhando a eficiência das suas estratégias.

    Também é possível acompanhar em detalhes o desempenho do seu site e de páginas específicas na busca orgânica do Google, mostrando quantas vezes suas páginas apareceram no resultado de busca para cada palavra, em qual posição e quantos cliques recebeu.

    3. Ubersuggest

    Ubbersuggest é uma das ferramentas de SEO mais conhecidas atualmente para pesquisa de palavras-chave. Ela ajuda na construção de conteúdos relevantes a partir da análise do volume de acesso a determinados termos e sugestão de tópicos sobre assuntos relacionados a sua empresa. Possui uma versão gratuita, mas que tem limite diário de pesquisas.

    4. Google Keyword Planner

    Outro recurso desenvolvido pelo Google, o Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que está dentro do Google Ads. Ela facilita a pesquisa de palavras-chave e a construção de campanhas pagas com termos mais relevantes.

    5. Google Lighthouse

    Deixando as ferramentas voltadas à construção de conteúdo um pouco de lado, agora vamos falar sobre outro fator determinante para um bom ranqueamento das páginas – a velocidade do site.

    Nesse sentido, a primeira ferramenta que você pode usar para medir o tempo de carregamento e fazer uma análise estrutural do seu site é o Google Lighthouse. Ele avalia o tempo de carregamento das páginas e a estrutura técnica. Para rodar o teste, utilizamos a plataforma web.dev através do site.

    6. GT Metrix

    De forma complementar, você pode usar o GT Metrix que ajuda a avaliar o tempo de carregamento do site, uso excessivo de scripts e configurações de otimização do servidor de hospedagem. Além disso, ele também indica conteúdos gráficos que podem causar lentidão nas páginas, auxiliando na otimização das imagens. Assim, a ferramenta ajuda a priorizar as melhorias necessárias.

    7. Google Mobile-Friendly Test

    Fechando a nossa lista assim como começou, mais uma ferramenta do Google. Dessa vez, presente no Google Search Console, o Mobile-Friendly Test analisa a compatibilidade do site com os dispositivos móveis, questão fundamental para o ranqueamento e muito importante na otimização. Hoje, o celular é o principal meio de acesso à internet do Brasil, por isso os sites precisam ser responsivos, otimizados para dispositivos móveis!

    Nós da Rede Digital podemo te ajudar a desenvolver todo o processo e estratégia para chegar ao seu cliente com o Marketing Digital. Faça um Orçamento On-line.

    A Rede Digital é uma agência Full service de Marketing Digital.

    Como podemos ajudar?