Como meros consumidores, a todo momento somos impactados por uma estratégia de marketing. Afinal, estamos sempre em busca de um produto ou serviço e utilizamos os canais digitais em busca de referências antes mesmo de consumir. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar.
O marketing digital é o instrumento que desempenha um papel crucial nessa nova dinâmica atual entre vendedor e consumidor virtuais, indo além de uma mera estratégia de vendas, e se tornando uma valiosa ferramenta para ajudar as pessoas a resolverem suas necessidades, com a venda se tornando parte da solução.
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, as empresas já perceberam que não é possível se manter competitivo sem presença no digital e mostra que 94% das companhias escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Inclusive, 70% dos pequenos negócios têm presença digital e vendem por meio de redes sociais, aplicativos e internet em geral, segundo o Sebrae.
O marketing digital emergiu como um elemento-chave na definição da tomada de decisão do consumidor e nós que estamos desse lado, não podemos ignorar todo o potencial de influência e até mesmo os pontos que definem as escolhas dos consumidores nos dias de hoje.
O que ninguém te disse sobre seu cliente, o marketing digital te conta
Antes de adquirir um produto ou serviço, os consumidores modernos realizam extensas pesquisas on-line. Eles exploram websites, redes sociais, fóruns, avaliações e blogs para obter informações relevantes sobre o que desejam comprar. As empresas acabam coletando e analisando dados sobre o comportamento e preferências dos consumidores e com isso é possível fornecer conteúdo, anúncios e ofertas altamente personalizados.
As mídias sociais também se destacam como um dos pilares mais influentes do marketing digital. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok não apenas oferecem às empresas uma maneira de se conectar com seu público, mas também permitem que os consumidores vejam como outras pessoas estão usando produtos e serviços. Isso cria uma forma de prova social poderosa que impacta diretamente a tomada de decisão.
O potencial viral dessas plataformas é imenso e, quando outros consumidores testemunham o valor de um produto ou serviço, isso influencia diretamente a decisão de compra. Portanto, o marketing digital não apenas permite que as empresas alcancem os consumidores diretamente, mas também aproveitam a rede de contatos dos próprios consumidores para promover seus produtos entre eles.
Além disso, uma das maiores vantagens que temos com o marketing digital é a capacidade de medir o desempenho de campanhas em tempo real, o que possibilita ajustes rápidos e mudanças de rota com base no feedback e nos resultados.
Outro ponto que não pode ser ignorado é o marketing de conteúdo. Com informações em blogs, vídeos, webinars, as organizações podem criar uma conexão com os consumidores e mostrar seus produtos e serviços. Essa abordagem não apenas informa os consumidores, mas também cria confiança e autoridade na área, além de ajudar com que tomem decisões a partir do conhecimento adquirido.
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